No âmbito do nosso Projeto Cultural de Escola, cujo objetivo primeiro é promover o encontro com artistas de diferentes áreas, valorizando a sensibilidade estética e artística, recebemos, no dia 20 de janeiro, o coletivo viseense A Voz do Rock composto, na sua maioria, por octogenárias/os, contrariando o preconceito da idade e de que o rock não é para todos, e apresentando, desta forma, uma imagem positiva do envelhecimento.
Ao longo dos seus quase onze anos de existência (apesar de ter começado por ser um projeto de apenas seis meses), este grupo, que celebra a vida e a música, já atuou em diversos programas de televisão, na Casa da Música, no Teatro Viriato ( não só num concerto especial com o baterista Kalú em tributo aos Xutos e Pontapés, mas também com Beatriz Rodrigues, Katari e Xana, três pesos pesados do rock português no feminino), em comemorações do Dia Internacional do Idoso em vários municípios, e ganharam o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo atribuído pela CCDRC, em 2019.
“Viver todos os dias como se fosse o primeiro” e o “rock também é nosso” são os lemas dos A Voz do Rock que deram uma aula diferente e bastante animada a dez turmas do 2.º ciclo da Escola Básica Fernando Caldeira. “Só mais uma” foi um pedido repetido, tanto na sessão da manhã como na sessão da tarde, tendo terminado ambas com sessão de autógrafos, conversas e abraços aos “avós”.
O amor, a vida, a alegria e o respeito são temas intemporais e intergeracionais que fizeram do dia 20 de janeiro, sem dúvida, “UM DIA FELIZ”!
Janeiro 27, 2025