Pesquisar website...
Fevereiro 25, 2021
-
Tel. (+351) 234 600 780 |  info@aeagueda.pt
Escola Fernando Caldeira – Sede Escola EB de Águeda (JI + 1º CEB) – Edifício Chãs Escola EB de Assequins (1º CEB) Escola EB1 de Recardães (JI + 1º CEB) Escola EB1 da Borralha (JI +1º CEB) Jardim de Infância da Giesteira Jardim de Infância de Castanheira do Vouga
Início / PES

PES - Projeto de Promoção e Educação para a Saúde

PES – Equipa
  2º ciclo – Coordenadora    Emília Amaral
   Irene Fernandes
   Helena Marques
   1º Ciclo    Ana Maria Santos
    Pré-Escolar    Rosa Maria Almeida
    Psicóloga    Rosália Coelho

 

ATRIBUIÇÃO DO SELO ESCOLA SAUDÁVEL
Em resultado da candidatura ao Selo Escola Saudável, apresentada pela equipa PES do nosso Agrupamento, foi-nos atribuído o nível mais elevado, Selo Escola Saudável – Nivel III (avançado).

A nossa Comunidade Educativa mostrou ter crianças e jovens que se empenham na construção de uma Escola que promove a saúde e o bem-estar, refletindo-se igualmente a preocupação em termos sociais e ambientais pelo planeta, compreendendo o que as rodeia e procurando soluções que contribuam para colocar o Mundo na rota de um desenvolvimento saudável, sustentável e inclusivo.

BLOGUE – “Apeadeiro da Saúde de Águeda”

http://apeadeirodasaudeagueda.blogspot.com/

Este blogue visa a interação entre os alunos do 2º ciclo do nosso Agrupamento e profissionais de saúde do Centro de Saúde de Águeda, como forma de interação na promoção de comportamentos saudáveis.

Para além das publicações periódicas de artigos no âmbito da saúde, os visitantes do blogue podem consultar, visualizar e comentar as temáticas já publicadas. Têm ainda a oportunidade de colocar questões de forma anónima, sendo as respostas dadas pelo profissional com mais competência na área.

Este blogue representa um recurso bastante relevante , na abordagem de temáticas que poderão ser exploradas pelos professores em contexto escolar, no sentido da promoção de comportamentos saudáveis.

 

Atividades

 

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Na sequência da campanha solidária de recolha de alimentos “Ajuda a Sorrir”, que decorreu na Semana da Alimentação (de 16 a 19 de outubro de 2018) e na qual se verificou uma forte participação de toda a Comunidade Educativa, foi possível conceber 24 cabazes, que serão oferecidos aos alunos mais carenciados da Escola Básica Fernando Caldeira.

Ação de Formação para Assistentes Operacionais – “Educação Inclusiva”

 No âmbito do Programa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do AE de Águeda, realizou-se nos dias 20 de dezembro e 12 de abril uma ação de formação para assistentes operacionais (AO), dinamizada pela Psicóloga do CRI Marta Pinheiro e pela Terapeuta da Fala Joana Coutinho.
Sob o tema “Educação Inclusiva”, foram trabalhados conteúdos diversos, tais como: Refletir sobre o papel da assistente operacional numa escola inclusiva e identificar os desafios inerentes ao novo enquadramento legal. As atividades foram desenvolvidas de uma forma prática, desafiante e positiva e foram muito do agrado de todos os presentes.

EDUCAR PARA O SUCESSO

O Agrupamento de Escolas de Águeda promoveu sessões de sensibilização para os pais e encarregados de educação do 1.º ano, em cada uma das suas Escolas Básicas, sob o tema “Educar para o sucesso”, proporcionando assim, um espaço de reflexão facilitador nos novos desafios de desenvolvimento inerentes à entrada do 1º ciclo.
Esta iniciativa, inserida no Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento, é dinamizada pela psicóloga do Agrupamento Rosália Coelho e pela Terapeuta da Fala do Centro de Respostas para a Inclusão da CERCIAG, Joana Coutinho.do Agrupamento, Rosália Coelho e pela Terapeuta da Fala do Centro de Respostas para a Inclusão da CERCIAG, Joana Coutinho.
A primeira sessão teve lugar no passado dia 12 de outubro, na EB da Borralha. Ambas as oradoras, forneceram aos pais e EE presentes, preciosas estratégias para incentivar os seus filhos a desenvolver as competências necessárias para obter o desejado sucesso.
As próximas sessões, sempre à sexta-feira, decorrerão na EB Fernando Caldeira no dia 19 de outubro, na EB de Recardães a 26 de outubro e na EB de Assequins no dia 9
de novembro.cóloga do Agrupamento, Rosália Coelho e pela Terapeuta da Fala do Centro de Respostas para a Inclusão da CERCIAG, Joana Coutinho.
A primeira sessão teve lugar no passado dia 12 de outubro, na EB da Borralha. Ambas as oradoras, forneceram aos pais e EE presentes, preciosas estratégias para incentivar os seus filhos a desenvolver as competências necessárias para obter o desejado sucesso.
As próximas sessões, sempre à sexta-feira, decorrerão na EB Fernando Caldeira no dia 19 de outubro, na EB de Recardães a 26 de outubro e na EB de Assequins no dia 9
de novembro.

A primeira sessão teve lugar no dia 12 de outubro, na EB da Borralha. Ambas as oradoras, forneceram aos pais e EE presentes preciosas estratégias para incentivar os seus filhos a desenvolver as competências necessárias para obter o desejado sucesso.

As seguintes sessões, sempre à sexta feira, decorreram na EB Fernando Caldeira no dia 19 de outubro, na EB de Recardães a 26 de outubro e na EB de Assequins no dia 9 de novembro.

Fórum do Projeto “Com conta, peso e medida”

Realizou-se no dia 13 de junho no auditório da EB Fernando Caldeira, o Fórum no âmbito do projeto “Com Conta, Peso e Medida”, com os alunos das turmas do 5º ano. As áreas temáticas abordadas giraram em torno dos temas “Alimentação saudável” e “Atividade física”, tendo como finalidade consciencializar os alunos na prevenção da obesidade infantil, através da adoção de estilos de vida saudáveis.

O empenho e envolvimento de todos os alunos, sob orientação dos seus professores, resultou na produção e apresentação de trabalhos diferenciados de excelente qualidade, nomeadamente, dramatizações, vídeos animados, declamação de poemas, cartazes, danças, canções, entre outros.Este fórum adveio de um trabalho executado em verdadeira articulação, entre a equipa PES do Agrupamento de Escolas de Águeda, os Conselhos de Turma dos quintos anos e a Equipa Local de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Águeda.

Com este projeto, os alunos puderam reconhecer não só a importância de adotar uma alimentação equilibrada, mas também o valor da atividade física no nosso bem estar e na nossa saúde.

Parabéns a todos os intervenientes!

Dia Mundial do Não Fumador

PES | Agrupamento de Escolas de Águeda