ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA
A Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento de Escola tem fundamentação legal definida no Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho, nas Portarias números 223-A/2018, de 3 de agosto (Ensino Básico) e 227-A/2018, de 7 de agosto (Ensino Secundário) e no Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de 6 de julho.
O Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, e as Aprendizagens Essenciais são, também, documentos orientadores da Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, uma vez que contemplam toda a atividade educativa do ensino não superior, no quadro de um processo de promoção da autonomia e flexibilidade curricular, visando a construção sólida da formação humanística dos alunos.
Pretende-se, pois, que assumam a sua cidadania, garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social.
A componente da Cidadania e Desenvolvimento visa ainda, contribuir para o desencadear de atitudes e comportamentos de diálogo e no respeito pelos outros, alicerçando modos de estar em sociedade, que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia, da justiça social, da tolerância e da não discriminação.
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