Nos dias 5 e 6 de junho, os alunos do 5.º ano do AE de Águeda deslocaram-se, em visita de estudo, ao Instituto de Educação e Cidadania (IEC) na Mamarrosa e realizaram o percurso na natureza “Rota das Cegonhas”, em Oliveira do Bairro.
No IEC os alunos tiverem a oportunidade de realizar três atividades distintas, que foram cuidadosamente preparadas pela equipa de cientistas presente. Depois de uma receção de boas-vindas, pelo Dr. Richard Marques, os alunos foram distribuídos em três grupos e contactaram com experiências na área da física (tensão superficial), da microbiologia (a vida secreta dos microrganismos: heróis ou vilões?), das neurociências (como se desenvolve, como funciona e qual a estrutura do sistema nervoso; efeito “stroop”; experiências associadas a sensações de temperatura) e na área da psicologia (lidar com a ansiedade e o stress, resolver desafios em equipa, comunicação assertiva, o nosso ponto de vista e o do outro).
A Rota das Cegonhas é um percurso circular de 6,9 km que desafiou alunos e professores. O percurso iniciou-se na Murta e por caminhos irregulares e de terra batida, paralelos ao rio Cértima, realizou-se um bonito passeio por campos de arroz onde as cegonhas, as garças e os íbisnegros marcaram presença. Foi, também, possível observar ninhos das cegonhas que são feitos nos lugares mais altos, principalmente, nas árvores e nas torres eléctricas de alta tensão.
A escolha deste percurso pedestre pretendeu chamar a atenção para a importância da preservação dos habitats e proporcionar atividades ao ar livre, que promovem hábitos de vida saudáveis.
O almoço decorreu no agradável Parque de Merendas do Rio Novo, na Mamarrosa e permitiu momentos de descanso e convívio agradável entre alunos, professores e habitantes locais.
Esta visita foi organizada pelo DMCE em articulação com o Clube de Ciência Viva na Escola (CCVnE) e o Programa de Educação para a Saúde (PES) e pretendeu contribuir para a formação científica dos discentes, para uma maior consciência ambiental e para a prática de hábitos de vida saudáveis.