
No âmbito do projeto Eco-Escolas e da Comemoração do Dia Nacional do Mar, algumas turmas do 1.º ciclo da Escola Básica Fernando Caldeira foram desafiadas a participar, no dia 20 de novembro, na atividade “Vazar das Embalagens”. Esta sessão foi o culminar de uma semana muito rica em torno da sensibilização para as questões ambientais e para as consequências da nossa pegada ambiental.
Os Vilões do Plástico chegaram ajudados pelo vento e pelas redes hídricas, que levam os resíduos plásticos desde a nossa escola até ao mar. Parece mentira, mas assim foi!
A nossa sorte é que estávamos conscientes e preparados! Atacámos logo com a nossa brigada Eco-Escola e contrariámos o nosso negro futuro de viver numa enorme crise ambiental. Super-heróis sem capa, às vezes quase anónimos, como o ativista Joca, mostram-nos que podemos fazer a diferença e, assim, desde pequenos desenvolvemos o maior de todos os SUPER PODERES – A CONSCIÊNCIA. Ensinam-nos a letra mágica – A – de Atitude! Temos é que estar atentos e ATUAR! Não podemos ser apenas espectadores, temos que ser Atores.
Hoje ficou a mensagem de que é importante diminuir a quantidade de plásticos e microplásticos utilizados e desperdiçados pelo ser humano.
Os Vilões do Plástico, como a capinha das palhinhas do leite escolar, atacam diariamente a nossa escola e, como consequência, os nossos oceanos e redes hídricas (água). Está nas tuas mãos seres um vilão e poluir, ou um super-herói e agir?
Diminui o uso, Vaza, Espalma, Separa e Apoia a recolha de resíduos plásticos!
Novembro 23, 2025










