No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, e inserido no Plano Cultural de Escola, o Agrupamento de Escolas de Águeda celebrou a Mulher Portuguesa Cigana com o projeto “OlhAr-te”.
Algumas turmas iniciaram esta articulação nas aulas de Educação Visual, com o estudo do olho humano e desenharam vários olhos a carvão que, posteriormente, foram dispostos na forma de um olho gigante, pronto a olhar todas as pessoas com respeito e dignidade, e aberto, para que nele caiba o conhecimento sobre o outro e não o preconceito.
Os olhos (reais!) de toda a comunidade educativa podem focar a sua atenção na exposição criada pela Ribaltambição – Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas – “Se mudares o teu olhar, tudo pode mudar”, na qual ficamos a conhecer mulheres ciganas que traçaram o seu próprio caminho. Tal e qual fizeram as nossas duas convidadas para uma conversa rica de afetos: as nossas queridas assistentes operacionais, D. Sandra e D. Marta. Num auditório cheio, e com moderação da psicóloga escolar que iniciou com a explicação da simbologia da bandeira do Povo Roma, responderam às perguntas elaboradas nas aulas de Português sobre elas, mulheres ciganas, e o seu trabalho, sobre preconceitos e discriminações sofridas, sobre tradições ciganas e sobre os seus sonhos. A audiência, sempre de olhos e ouvidos bem abertos, saiu de coração cheio com esta partilha maravilhosa.
A D.Marta e a D.Sandra, para além de uma placa com o logótipo do Agrupamento oferecida pela Direção, receberam cada uma, pela mão de uma aluna e de um aluno, uma planta num vaso, simbolizando o cuidado diário que elas têm com nossas crianças.
Como diz a nossa Dr.ª Rosália “Hoje foi um Dia (muito, acrescentamos nós) Feliz!
Março 21, 2025