Para efetuar pedidos de matrícula ou renovação, o Encarregado de Educação deve apresentar o pedido através da aplicação Portal de Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/.
Esta aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola das/dos aluna/os na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino.
Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:
- Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
- Cartão de Cidadão
- Chave Móvel Digital
Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 4 de maio a 30 de junho.
Os Encarregados de Educação dos alunos do 1º Ciclo, deverão (AINDA) preencher e submeter o formulário de inscrição destinado às AEC’s e EMR de acordo com as indicações do professor titular.
As renovações de matrícula (do 2º ao 7º ano do Ensino Básico) e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º ciclos do ensino básico decorrem a partir de 26 de junho e até 08 de julho.
Caso se verifique a impossibilidade de apresentar o pedido de renovação de matrícula por via eletrónica, o Encarregado de Educação pode, em alternativa, apresentar esse pedido presencialmente (entre os dias 2 e 8 de julho), mediante agendamento prévio através do telefone, de acordo com o seguinte:
– alunos das EB da Borralha e EB de Recardães – agendamento através do telefone das respetivas escolas: EB da Borralha (234 624 972) e EB de Recardães (234 624 074);
– alunos das EB de Assequins, EB de Águeda e EB Fernando Caldeira – agendamento através do telefone da escola sede do Agrupamento (234 600 780).
Recomenda-se a leitura do documento Perguntas Frequentes – FAQ’s