No dia 6 de dezembro, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, decorreu uma tertúlia cujas conversas se centraram na vida e obra de Fernando Caldeira, iniciativa levada a cabo pela autarquia de Águeda.
Aceitando o convite da autarquia, Rogério Fernandes organizou o evento para assinalar o encerramento das comemorações dos 50 anos da escola Fernando Caldeira, escola sede do Agrupamento de Escolas de Águeda. Ao organizador, juntaram-se os contributos da Direção, da Biblioteca Escolar e da equipa promotora do Projeto Cultural de Escola (inserido no Plano Nacional das Artes), deste Agrupamento bem como a colaboração da Biblioteca Municipal.
Para além do organizador, o painel de participantes contou também com a intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Pimentel, e do Diretor Pedagógico do Conservatório de Música de Águeda, Joaquim Vidal Santos.
Paulo Pimentel apresentou uma resenha das ações realizadas no âmbito destas comemorações, destacando as várias facetas do patrono da escola, Fernando Caldeira. Carlos Vidal enveredou pela dissertação sobre as potencialidades de abordagens musicais da obra do patrono.
A estas conversas, abertas a todos os presentes, juntaram-se momentos musicais, protagonizados pelo Conservatório de Música de Águeda, e outros, assim como a recitação de poemas, retirados da obra Mocidades, pelos alunos de várias turmas da escola (5.º E, 6.º A, 6.º C). Houve ainda espaço para a encenação de um pequeno conto tradicional, criado por alunos da turma do 6.º J.
Dezembro 15, 2024