Reconhecendo que uma das missões essenciais da escola é dotar os jovens de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que favoreçam comportamentos e estilos de vida saudáveis, o
Agrupamento de Escolas de Águeda, promoveu um conjunto de atividades destinadas a informar e sensibilizar os alunos para os malefícios do tabaco e para a importância de adotarem comportamentos responsáveis.
Neste sentido, e cumprindo os princípios ligados à educação para a saúde, a equipa PES, em articulação com as disciplinas de TIC, Ciências Naturais (CN) e com o Clube LivrArte, organizou uma mostra de trabalhos e cartazes elaborados pelos alunos. Esta iniciativa, teve como propósito alertar toda a comunidade educativa para a necessidade de adotar estilos de vida que promovam a saúde, livre de consumos aditivos, em especial do tabagismo.
A mostra serviu também de ponto de partida para que, nas aulas de CN, o tema fosse aprofundado.
As principais conclusões destacaram que os riscos associados ao tabagismo afetam a saúde de todos, pelo que é urgente promover mudanças de comportamento.
A iniciativa estendeu-se, ainda, à sala de professores, onde foram oferecidas alternativas aromáticas aos habituais “maus odores”, reforçando, simbolicamente, a mensagem.
A atividade decorreu de forma muito participada e responsável, proporcionando um espaço de diálogo significativo. As crianças mostraram, mais uma vez, que têm muito para dizer.
A aposta nelas revelou-se certeira, enquanto agentes de mudança e portadoras de mensagens surpreendentes.
* Créditos da imagem de destaque: Ordem dos Enfermeiros, Região Autónoma dos Açores
Novembro 23, 2025










