A celebração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, teve expressão em todos os estabelecimentos de ensino do AE de Águeda.
A equipa do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), em articulação com os docentes titulares de turma do Pré-Escolar e do 1.º CEB, dinamizou um conjunto diversificado de atividades, envolvendo alunos, professores, assistentes operacionais e famílias em torno da importância de uma alimentação saudável, sustentável e acessível.
Em todos os Jardins de Infância e Escolas Básicas, os alunos participaram ativamente nas propostas apresentadas: atividades de expressão plástica, leitura de histórias relacionadas com a alimentação, jogos sensoriais, exploração de especiarias de todo o mundo (tema “O mundo no prato”), confeção de coloridas espetadas de fruta e gomas de gelatina, colheita de produtos das hortas pedagógicas, para posterior degustação ao natural ou incorporados em tartes, doces e saladas. No JI de Giesteira realizou-se, ainda, uma sessão sobre alimentação saudável, dinamizada por um encarregado de educação.
Na escola sede, algumas iniciativas contaram com a colaboração do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, do Clube de Ciência Viva, do Eco-Escolas e da Biblioteca Escolar, local onde foram desenvolvidas atividades lúdicas e experimentais, como o jogo “Sabores do Mundo”, o “Semáforo da Alimentação” e a “Deteção de nutrientes nos alimentos”. Destacou-se a preocupação em transmitir mensagens que ajudem a combater o consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sal, geralmente muito apreciados pelas crianças.
Foram dias repletos de aprendizagens significativas, experiências práticas e partilhas valiosas, que certamente contribuirão para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Os alunos manifestaram grande agrado e interesse pelas atividades propostas, tornando esta comemoração num momento especial de aprendizagem ativa e saborosa.
Não se vive um Dia Mundial da Alimentação como quando se anda na escola!










