• INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2024/25
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Regimento da Equipa de autoavaliação
    • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
    • Apresentação Reunião Geral
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
    • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
    • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
    • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
    • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
    • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
    • Regimento da equipa de Autoavaliação
    • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
    • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • Escola Digital
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Atendimento EE
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES
Pesquisar website...
  • INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2024/25
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Regimento da Equipa de autoavaliação
    • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
    • Apresentação Reunião Geral
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
    • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
    • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
    • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
    • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
    • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
    • Regimento da equipa de Autoavaliação
    • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
    • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • Escola Digital
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Atendimento EE
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES
Outubro 26, 2025
-
Tel. (+351) 234 600 780 |  info@aeagueda.pt

E.B. Fernando Caldeira - Sede E.B. de Assequins E.B./J.I. de Águeda (Chãs) E.B./J.I. da Borralha E.B./J.I. de Recardães J.I. de Castanheira do Vouga J.I. da Giesteira

  • INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2024/25
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Regimento da Equipa de autoavaliação
    • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
    • Apresentação Reunião Geral
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
    • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
    • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
    • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
    • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
    • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
    • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
    • Regimento da equipa de Autoavaliação
    • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
    • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • Escola Digital
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Atendimento EE
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES

Dia Mundial da Alimentação assinalado no AE de Águeda

Outubro 22, 2025

A celebração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, teve expressão em todos os estabelecimentos de ensino do AE de Águeda.

A equipa do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), em articulação com os docentes titulares de turma do Pré-Escolar e do 1.º CEB, dinamizou um conjunto diversificado de atividades, envolvendo alunos, professores, assistentes operacionais e famílias em torno da importância de uma alimentação saudável, sustentável e acessível.

Em todos os Jardins de Infância e Escolas Básicas, os alunos participaram ativamente nas propostas apresentadas: atividades de expressão plástica, leitura de histórias relacionadas com a alimentação, jogos sensoriais, exploração de especiarias de todo o mundo (tema “O mundo no prato”), confeção de coloridas espetadas de fruta e gomas de gelatina, colheita de produtos das hortas pedagógicas, para posterior degustação ao natural ou incorporados em tartes, doces e saladas. No JI de Giesteira realizou-se, ainda, uma sessão sobre alimentação saudável, dinamizada por um encarregado de educação.

Na escola sede, algumas iniciativas contaram com a colaboração do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, do Clube de Ciência Viva, do Eco-Escolas e da Biblioteca Escolar, local onde foram desenvolvidas atividades lúdicas e experimentais, como o jogo “Sabores do Mundo”, o “Semáforo da Alimentação” e a “Deteção de nutrientes nos alimentos”. Destacou-se a preocupação em transmitir mensagens que ajudem a combater o consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sal, geralmente muito apreciados pelas crianças.

Foram dias repletos de aprendizagens significativas, experiências práticas e partilhas valiosas, que certamente contribuirão para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Os alunos manifestaram grande agrado e interesse pelas atividades propostas, tornando esta comemoração num momento especial de aprendizagem ativa e saborosa.

Não se vive um Dia Mundial da Alimentação como quando se anda na escola!

Outubro 22, 2025
No comments yet

Artigos Relacionados

Escola Fernando Caldeira com um futuro mais verde

Fevereiro 14, 2025

As gerações vindouras certamente irão poder desfrutar de um espaço envolvente mais agradável na Escola Fernando Caldeira. …

LER MAIS...
Fevereiro 14, 2025

RECEÇÃO AOS ALUNOS – 17 de setembro de 2021

Setembro 10, 2021

RECEÇÃO AOS ALUNOS – 17 de setembro de 2021     Clique no link para aceder ao documento …

LER MAIS...
Setembro 10, 2021

4.ª Assembleia de Delegados e Subdelegados

Março 1, 2017

Realizou-se no dia 11 de janeiro, a 4.ª Assembleia de delegados e subdelegados do Agrupamento de Escolas de …

LER MAIS...
Março 1, 2017
← ANTERIOR
Corta-Mato > 5 de novembro > Inscreve-te!
SEGUINTE →
AEA apresenta comunicação sobre inclusão e educação intercultural em conferência internacional

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.
Cancel Reply

Please wait...
Submit Comment

ARTIGOS RECENTES
  • Corta-Mato > 5 de novembro > Inscreve-te!
    Outubro 24, 2025
  • AEA apresenta comunicação sobre inclusão e educação intercultural em conferência internacional
    Outubro 21, 2025

    O Agrupamento de Escolas de Águeda marcou presença no Entroncamento na VIII Conferência …

  • Pré-aviso de greve: 23 e 24 de outubro de 2025
    Outubro 21, 2025

    Clique aqui para aceder à Circular Informativa n.º 1 – Pré-aviso de greve para …

ARQUIVO
  • Outubro 2025
  • Setembro 2025
  • Julho 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Julho 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Janeiro 2019
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
O JORNAL ESCOLAR
Image Not Found On Media Library
Centésimo jornal “O Lampião”, uma marca, uma história de continuidade informativa que a escola, nas suas várias formas, nunca deixou acabar.

ECO-ESCOLAS
PES
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

  • INÍCIO
  • CONTACTOS
© 2019 - Agrupamento de Escolas de Águeda | Website por essensus
Dia Mundial da Alimentação assinalado no AE de Águeda - Agrupamento de Escolas de Águeda