A cerimónia de entrega dos prémios dos Quadros de Valor e Excelência 2022/2023 do Agrupamento de Escolas de Águeda realizou-se no dia 17 de janeiro de 2024, no Centro de Artes de Águeda. O anfiteatro encheu-se de alunos, famílias, professores e representantes de entidades, como o Presidente da Câmara Municipal de Águeda e o Presidente da Assembleia Municipal. Ambos proferiram algumas palavras de reconhecimento, dirigidas aos alunos premiados, pelo seu empenho, trabalho e perseverança, destacando o importante papel da família e dos professores, elementos imprescindíveis no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Todos os alunos foram chamados ao palco, onde receberam, das mãos dos seus professores/diretores de turma, os tão ansiados prémios e certificados. Foram vividos, sem dúvida, momentos de felicidade e emoção, partilhados por todos os presentes, intercalados por várias atuações dos alunos do primeiro ciclo e do ensino articulado, que proporcionaram momentos de beleza e alegria.
Esta cerimónia coincidiu com a abertura das comemorações do 50.º aniversário da Escola Básica Fernando Caldeira, tendo-se homenageado, desta forma, o seu patrono, Fernando Afonso Geraldes Caldeira, segundo filho do Visconde da Borralha, oriundo das casas de Leitão, Pinto e Carvalho, nascido a 7 de novembro de 1841, no Palácio da Borralha.
Este nosso ilustre e versátil conterrâneo exerceu os cargos de governador civil de Aveiro, advogado, deputado, jornalista, pintor, músico e escritor.
A sua obra foi relembrada, nesta cerimónia, através de um fado de Amália Rodrigues e da excelente declamação de um dos seus poemas pelo psicólogo do AEA, Paulo Pinheiro, que encarnou a personagem de Fernando Caldeira.
Equipa da Comunicação do AEA