
O Agrupamento de Escolas de Águeda marcou presença no Entroncamento na VIII Conferência Internacional para a Inclusão e na CITecA – II Conferência Internacional de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, que decorreram na passada sexta-feira, 17 de outubro.
Em representação do Agrupamento de Escolas de Águeda, estiveram a terapeuta da fala Ana Abrantes e as psicólogas Dina Branco e Rosália Coelho.
Na ocasião, pela voz de Rosália Coelho, foi apresentada a comunicação “Educação intercultural na prática: o que nos dizem as crianças? – A perceção de alunos migrantes do 1.º ciclo sobre o processo de inclusão em contexto escolar.”
O trabalho resultou de uma ação da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), que, em 2023/2024 procurou, através das vozes das crianças — os verdadeiros sujeitos da inclusão — compreender como vivenciam o seu processo de integração e inclusão no Agrupamento de Escolas de Águeda.
De salientar que, no ano letivo seguinte (2024/2025), este processo de escuta ativa das crianças teve impacto direto nas práticas educativas, contribuindo para reforçar a inclusão e o acolhimento dos alunos migrantes no contexto escolar.
O trabalho aprovado pela comissão científica do INCLUDIT foi realizado em colaboração com a Professora Jenny Sousa da ESESC – IP de Leiria, que também dinamizou a apresentação.
Esta participação reflete o compromisso do AEA com uma educação verdadeiramente inclusiva e intercultural, centrada nas experiências, necessidades e contributos das próprias crianças.










