• INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2025/2026
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
    • Guia de procedimentos – Educação Inclusiva
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Ciclo avaliativo 2025-2027
      • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • Ciclo avaliativo 2023-2025
      • Regimento da Equipa de autoavaliação
      • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
      • Apresentação Reunião Geral
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
      • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
      • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
      • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
      • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
      • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
      • Regimento da equipa de Autoavaliação
      • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
      • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Identificação da necessidade de medidas
    • Atendimento EE
    • Escola Digital
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES
Pesquisar website...
  • INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2025/2026
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
    • Guia de procedimentos – Educação Inclusiva
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Ciclo avaliativo 2025-2027
      • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • Ciclo avaliativo 2023-2025
      • Regimento da Equipa de autoavaliação
      • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
      • Apresentação Reunião Geral
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
      • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
      • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
      • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
      • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
      • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
      • Regimento da equipa de Autoavaliação
      • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
      • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Identificação da necessidade de medidas
    • Atendimento EE
    • Escola Digital
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES
Novembro 05, 2025
-
Tel. (+351) 234 600 780 |  info@aeagueda.pt

E.B. Fernando Caldeira - Sede E.B. de Assequins E.B./J.I. de Águeda (Chãs) E.B./J.I. da Borralha E.B./J.I. de Recardães J.I. de Castanheira do Vouga J.I. da Giesteira

  • INÍCIO
  • AGRUPAMENTO
    • Órgãos
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Pedagógico
    • Escolas
      • E.B. Fernando Caldeira – Sede
      • E.B./J.I. de Águeda (Chãs)
      • E.B. de Assequins
      • E.B./J.I. de Recardães
      • E.B./J.I. da Borralha
      • J.I. da Giesteira
      • J.I. de Castanheira do Vouga
    • Patrono
    • Guiões de Acolhimento – 2024/2025
    • Pessoal não docente
      • Pessoal Administrativo – Assistentes Técnicos
      • Assistentes Operacionais
    • Anuário 2023/24
    • Selo “Effective CAF User”
    • Livro de Reclamações Eletrónico
  • DEPARTAMENTOS
    • Pré-escolar
    • 1.º C.E.B.
    • Ciências Sociais e Humanas
    • Línguas
    • Matemática e Ciências Experimentais
    • Expressões
    • Educação Especial
  • PROJETOS
    • Projeto Cultural de Escola (PCE) – Website
    • Plano Ação Desenvolvimento Digital Escolas
      • PADDE – Website
      • PADDE 2021/23
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
        • Plano – Apresentação
        • Monitorização
        • Evidências
        • Relatório de Avaliação Final
        • Apresentação do Relatório Final
      • PADDE 2023/25
        • EQUIPA
        • Plano – Documento
    • Clubes
      • Clubes – Website
      • Clubes 2023/2024
      • Desporto Escolar
  • BIBLIOTECA
    • Equipa da Biblioteca Escolar
    • BE – Website
  • DOCUMENTOS
    • Regulamento Interno
    • Projeto Educativo
    • Plano de Comunicação
    • AEA – Referencial Avaliação Pedagógica MAIA
    • Plano Anual de Atividades 2025/2026
    • Proj. Curricular
    • Critérios de Avaliação 2025/2026
    • Currículos
    • Seguro Escolar
    • Guia de procedimentos – Educação Inclusiva
  • AFONTE
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Ciclo avaliativo 2025-2027
      • Caixa de Elogios | Sugestões | Reclamações
    • Ciclo avaliativo 2023-2025
      • Regimento da Equipa de autoavaliação
      • 2024-2025 –> Equipa de Autoavaliação
      • Apresentação Reunião Geral
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – março 2023
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2023
      • AA- Relatório intermédio- dezembro 2023
      • AA- Relatório semestral – setembro a fevereiro 23/24
      • AA- Relatório intermédio- fevereiro a abril 2024
      • AA- Relatório Anual Autoavaliação – julho 2024
      • Plano de implementação – CAF EDUCAÇÂO
      • Plano de riscos – CAF EDUCAÇÃO
      • Regimento da equipa de Autoavaliação
      • Relatório Final – CAF EDUCAÇÃO
      • Plano de Ações de Melhoria 2022-2024
  • ALUNOS
    • 🍽️Ementas para o ano letivo 2025/2026
    • Identificação da necessidade de medidas
    • Atendimento EE
    • Escola Digital
    • Matrículas 2025/2026
    • Livros adotados 2025/26
    • SEGURO ESCOLAR
    • Ano Letivo 2024/2025 :: Inscrições nos Serviços da Autarquia
    • Ação Social Escolar (ASE) – 2º Ciclo
    • Material escolar recomendado – 1.º Ciclo
    • Quadro Mérito e Excelência
    • ProMentI – PROGRAMA DE MENTORIAS INTERPARES

Hastear da Bandeira Verde 2025 e Eco-Conselho

Novembro 3, 2025
 
Em dia de hastear a 16.ª Bandeira Verde Eco-Escolas, reuniu-se o Conselho Eco-Escolas da Escola Básica Fernando Caldeira, pelas 15h30, na Biblioteca Escolar.
Os Eco-Conselheiros presentes, do 1.º e 2.º CEB, de forma proativa, dinamizaram uma rica partilha de ideias e propósitos.
Usando metodologia ativa de construção de blocos, os Eco-Conselheiros, no centro da tomada de decisão, expuseram e partilharam as reflexões feitas em turma e “in loco” e registaram “o que faz falta”, afixando as ideias nos pilares “3D”.
Os três representantes que foram a Paredes não deixaram de partilhar as vivências festivas do encontro nacional de entrega do galardão, a partir da partilha de um registo fotográfico.
O presente Eco-Conselho, maioritariamente constituído por alunos, é o motor da implementação da metodologia dos 7 passos – própria deste projeto na E.B. Fernando Caldeira. A reunião do Conselho levou à tomada de consciência dos problemas e ao levantamento dos mesmos, rumo à construção do Plano de Ação.
Este plano é a operacionalização, através do trabalho curricular partilhado, visando o envolvimento da comunidade escolar em prol da casa comum (Escola) mais sustentável.

Esta Assembleia, na Biblioteca Escolar da E.B. Fernando Caldeira, refletiu sobre as propostas nos temas básicos da Água, Resíduos, Energia e sobre as alterações climáticas. Foram também lembrados os espaços exteriores, as laranjeiras, as janelas avariadas que aumentam o consumo energético, a necessidade de

renovação de ecopontos nas salas de aula do 1.º ciclo, a necessidade de ações de sensibilização acerca da
separação de resíduos e da reciclagem e a dificuldade de dinamização da horta pedagógica. Este último assunto levou à partilha do ponto de situação acerca do concurso do “Continente Sonae” para a dinamização de uma horta ergonómica sustentável, através da aquisição de canteiros.
Ainda na memória, partilhou-se a diversidade pedagógica utilizada no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, que levou à consciencialização dos Eco Conselheiros sobre a necessidade de se debruçarem sobre o desperdício alimentar. Salientou-se que, numa primeira abordagem, esta intervenção passa pelo testemunho e pela sensibilização, na primeira pessoa, por parte dos Eco Vigilantes, aos seus pares.
Em síntese, os Eco-Conselhos representam um exercício essencial de cidadania ativa e consciente, dando protagonismo à voz dos alunos. No diálogo com os Eco-Conselheiros institucionais, na sede do Eco-Agrupamento de Escolas de Águeda, destaca-se a atitude dos jovens, sustentada pelos “4 Cs”: Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico e Colaboração.
Este movimento estudantil, longe de ser apenas simbólico, articula-se com o Plano Anual de Atividades (PAA), reforçando a continuidade pedagógica de um percurso que já soma 17 anos de compromisso educativo e ambiental.
Afinal, a Escola não muda o Mundo, a Eco-Escola muda as PESSOAS, as PESSOAS transformam o Mundo!
Novembro 3, 2025
No comments yet

Artigos Relacionados

Concurso Nacional Eco-código 2020

Junho 23, 2020

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas, através …

LER MAIS...
Junho 23, 2020

AE de Águeda distinguido com “Selo Escola Saudávelmente”

Novembro 21, 2019

O Agrupamento de Escolas de Águeda foi distinguido com o Selo "Escola Saudávelmente – Boas Práticas de Saúde …

LER MAIS...
Novembro 21, 2019

EXPOSIÇÃO | A ESCOLA PRIMÁRIA NO ESTADO NOVO

Maio 6, 2024

Na sequência do trabalho desenvolvido por turmas do 4.º ano, no âmbito do projeto  “Coleção de Afetos” , …

LER MAIS...
Maio 6, 2024
← ANTERIOR
10 Minutos a Ler
SEGUINTE →
Identificação da necessidade de medidas

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.
Cancel Reply

Please wait...
Submit Comment

ARTIGOS RECENTES
  • “5.º ano: juntos conseguimos!”
    Novembro 3, 2025

    Decorrerá, no próximo dia 7 de novembro, a sessão de sensibilização “5.º ano: juntos …

  • Adiamento do Corta-Mato
    Novembro 3, 2025

    Devido à previsão de mau tempo para quarta-feira, comunica-se o adiamento do Corta-Mato. A …

  • 10 Minutos a Ler
    Novembro 3, 2025

    Esta semana, o nosso Agrupamento dará início ao projeto “10 Minutos a Ler”, …

ARQUIVO
  • Novembro 2025
  • Outubro 2025
  • Setembro 2025
  • Julho 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Julho 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Janeiro 2019
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
O JORNAL ESCOLAR
Image Not Found On Media Library
Centésimo jornal “O Lampião”, uma marca, uma história de continuidade informativa que a escola, nas suas várias formas, nunca deixou acabar.

ECO-ESCOLAS
PES
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

  • INÍCIO
  • CONTACTOS
© 2019 - Agrupamento de Escolas de Águeda | Website por essensus
Hastear da Bandeira Verde 2025 e Eco-Conselho - Agrupamento de Escolas de Águeda