A implementação do processo de autoavaliação no Agrupamento de Escolas de Águeda (AEA), através do modelo CAF Educação (Common Assessment Framework), permitiu reforçar o processo de reflexão interna, identificando claramente o que a escola faz bem e as áreas que carecem de melhoria, de modo a incrementar a qualidade e a prestação do serviço educativo. Na sequência deste modelo adotado, foi projetado o Plano de Ação e Melhoria (PAM), visando introduzir e desenvolver uma cultura de excelência, conduzindo a sua organização para momentos de planeamento, execução, revisão e ajustamento (PDCA).
Neste âmbito, o PAM apresenta, como uma das ações prioritárias “Melhorar os circuitos de informação e comunicação (interna e externa) – AM2”. Para tal, foi
criada uma equipa com a missão de elaborar um Plano de Comunicação. Redes de comunicação mais eficazes conduzem a um melhor desempenho organizacional e a uma melhoria do serviço prestado.É importante identificar os suportes mais eficazes para tornar a comunicação uma ferramenta do dia-a-dia, fácil e eficaz. Desta forma, o Plano de Comunicação do AEA é um documento simples e objetivo, que deve ser apropriado por todos os elementos da comunidade. A nível interno, o plano de comunicação visa a eficácia e a qualidade do serviço prestado. A nível externo, valoriza a identidade e a imagem do Agrupamento, que se pretende dinâmica e de qualidade e que lhe permita melhorar as relações com o meio local.