No dia 24 de novembro assinalou-se o Dia Nacional da Cultura Científica.
Este dia foi estabelecido em 1996 em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data no ano de 1906.
Rómulo de Carvalho foi responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica em território nacional e escreveu sob o pseudónimo de António Gedeão.
Para comemorar esta efeméride, os alunos e professoras do CCV convidaram quatro turmas e professores do 3.º ano da EB Fernando Caldeira a visitarem o laboratório CN1 para ficarem a conhecer mais acerca do modo e forma de trabalhar dos cientistas, contactarem com o conhecimento científico e tornarem-se mais conscientes e despertos para a importância da Ciência no dia-a-dia.
Os alunos do 2.º ciclo fizeram uma pequena dramatização do poema “Lágrima de Preta” de António Gedeão, explicando as etapas do método científico e sensibilizando para o racismo. De seguida, surpreenderam os colegas com uma simulação de uma erupção vulcânica. O esforço e a persistência dos alunos do CCV foi de louvar e marcaram, pela positiva, as crianças do 3.º ano presentes.
Esta atividade foi do agrado de todos os envolvidos e promoveu a literacia científica junto dos alunos mais novos ao mesmo tempo que desenvolveu as capacidades de comunicação e expressão dos mais velhos.
A equipa
CCV